Profissional do "Mais Médicos" inicia os trabalhos

  • Médico argentino começou a atuar no ESF da Vila Paz na segunda

    Assunto: Secretaria de Saúde  |   Publicado em: 05/06/2014 às 13:37   |   Imprimir

Os trabalhos na rede de atenção básica de São Luiz Gonzaga iniciaram para o médico argentino Saul Antônio Maldonado nesta semana. Proveniente do programa do Governo Federal "Mais Médicos", Saul estará atuando no ESF da Vila Paz, no atendimento à saúde primária do município. Já os médicos cubanos Rafael Ramos e Yamirka Reyes ainda aguardam a liberação por parte do Ministério da Saúde para trabalhar no município.
CARGA HORÁRIA - A carga horária prevista no "Mais Médicos" determina que cada profissional cadastrado no programa atue nos municípios em 40 horas semanais; no entanto, desta carga horária, oito horas por semana serão destinadas a atividades de estudos pelos médicos, o que implicará em 32 horas de atendimento na rede e oito horas de estudos em casa.
ÁREA DE ATUAÇÃO - A área de atuação dos três profissionais de medicina do "Mais Médicos" será unicamente a atenção primária, ou seja: a atuação na rede de atenção básica através dos postos de saúde do programa Estratégia Saúde da Família ou nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). No entanto, nesta última, se um profissional do "Mais Médicos" for designado para trabalhar em uma UBS, ela terá de ser modificada para vir a ser um ESF, com as visitas domiciliares e trabalhos em grupos característicos de um posto de saúde ESF. (Pela Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga)